A XXVIII edição dos Jogos Nacionais Salesianos arrancou, no passado dia 25 de abril, nos Salesianos do Estoril. Na preparação de mais uma edição, destaque para a preocupação com as questões ecológicas e para o cuidado com a Casa Comum.
Mais do que uma competição desportiva, a organização dos Jogos Nacionais Salesianos deste ano quer promover, junto das crianças e jovens das diferentes presenças Salesianas de Portugal, vários princípios e valores, entre os quais se destaca a educação para a Ecologia Integral.
Inspirados pela encíclica Laudato Si’ 2015, do Papa Francisco, os Salesianos encaram a Ecologia Integral como algo que nos “interpela a olhar para dentro”. Assim, a ideia base dos 28º Jogos Nacionais Salesianos pretendeu conciliar a “tradição e os valores da espiritualidade juvenil salesiana, com os recentes desafios lançados pela Igreja a nível global nas encíclicas Fratelli Tutti e Laudato Si”. Surgiu, assim, o slogan Somos Amigos! “Entre vós sinto-me bem!”.
O conceito de Ecologia Integral é fundamental para se compreender o alicerce da Casa Comum. O conceito não se limita a uma preocupação ambiental, mas reforça-se na base de uma ecologia humana, social e cultural. No centro está a pessoa, criada à imagem e semelhança de Deus, igual em dignidade e em que o outro é reconhecido como irmão e a natureza com um dom a cuidar.
De referir que o conceito de “Ecologia Integral” remete, assim, para uma responsabilidade individual de todos, que não se limita ao meio ambiente, passa, também pela adoção de um estilo de vida sustentável e respeitoso com a natureza, pela defesa da justiça social, bem como pela superação das desigualdades sociais e económicas.
Neste sentido, e ao longo da preparação de mais uma edição dos Jogos Nacionais Salesianos, foram implementadas diversas iniciativas, nomeadamente: medidas para assegurar desperdício mínimo (mesmo residual) no refeitório e bar; aposta em materiais reciclados – troféus e medalhas em madeira, bem como a opção por pano para os kits procurando evitar o recurso a materiais não recicláveis; a redução do consumo de plástico, a promoção da reciclagem, bem como o uso responsável dos recursos naturais; pontos de reciclagem acessíveis em todos os espaços; o uso racional de água – pontos de acesso acessíveis e equipados de forma a evitar desperdício.
Por outro lado, o voluntariado foi também entendido como um compromisso prioritário, envolvendo um total de 170 voluntários (alunos, pais, educadores), com a intenção de promover, entre os jovens, “um novo modelo de relacionamento” que vá além do individualismo, em favor da solidariedade, da responsabilidade e do cuidado.
A preparação para os Jogos Nacionais Salesianos esteve, assim, orientada com o compromisso de educar para “uma nova centralidade”, reforçando o papel da escola como lugar de desenvolvimento da capacidade de discernimento, pensamento crítico e ação responsável.