O desporto desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral dos jovens, tendo o seu impacto em múltiplas dimensões, como a física, a intelectual, a social e a emocional.
A prática desportiva, além de promover a saúde física e prevenir a ocorrência de doenças, tem a capacidade de desenvolver um conjunto de competências e habilidades fundamentais para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens.
Ao praticarem desporto, os jovens são convidados a lidar com um conjunto de valores, como o respeito, o compromisso, a responsabilidade e a disciplina, ajudando a estimular soft skills como a liderança, a tomada de decisão, a resolução de problemas e a gestão das emoções, competências fulcrais e que, devidamente estimuladas, são passíveis de ser transpostas para outros contextos e fazerem, assim, parte do crescimento pessoal.
No que concerne à dimensão social, importa salientar que o desporto funciona como um mecanismo fundamental para promover a inclusão na sociedade, tal como se pode perceber pela capacidade de promover a autoestima e a confiança nos jovens, mas, também, pelo facto de ter a capacidade de quebrar barreiras linguísticas, económicas e culturais.
Luis Lisboa, coordenador do Departamento Psicopedagógico dos Salesianos do Estoril.