Os Jogos Nacionais Salesianos chegaram ao fim numa manhã carregada de alegria e emoção. A edição de 2025 já está marcada, de 24 a 27 de abril, no Funchal.
A manhã deste último dia teve início com a Eucaristia, presidida pelo Pe. Tarcízio Mendes, Provincial dos Salesianos. Na sua homilia, o Provincial dos Salesianos salientou a importância do desporto como instrumento de formação integral dos jovens, promovendo valores como a amizade, o respeito, o fair-play e o espírito de equipa. “É bom celebrarmos a alegria do desporto e da amizade”, referiu. Recordando o Evangelho, o Provincial fez uma analogia com o desporto “Se nos exercitarmos, se treinarmos bem, se nos superarmos a nós próprios, vamos dar muito fruto”.
Depois da missa teve lugar a Cerimónia de Encerramento da 28ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos que arrancou com um vídeo ilustrativo dos XXVIII Jogos Nacionais Salesianos, seguiram-se três apresentações de dança. A entrega de prémios aos vencedores das diversas modalidades desportivas foi um dos pontos altos desta cerimónia.
No seu discurso final, o Pe. João Chaves, diretor dos Salesianos do Estoril, agradeceu a disponibilidade de todos os que tornaram possível esta edição dos Jogos Nacionais, desde atletas, equipas técnicas, árbitros, voluntários, famílias e entidades patrocinadoras: “a todos, todos, todos os que colaboram nos mais variados serviços, secretariados e equipas, como voluntários ou colaboradores, o nosso reconhecimento e o nosso profundo agradecimento”.
O Pe. João Chaves sublinhou ainda a importância dos Jogos Nacionais Salesianos como um momento de encontro e confraternização entre os jovens salesianos de todo o país, promovendo a sua formação integral e o seu crescimento na fé. “Entre vós, sinto-me bem! Assim dizia o lema destes Jogos Nacionais e, no final desta vigésima oitava edição, como é bom poder dizer: aqui sentimo-nos todos muito bem. Aqui fomos amigos! Aqui viemos e crescemos! Aqui, entre todos, fizemos experiência da verdadeira fraternidade e amizade, construímos pontes, abrimos novos caminhos de esperança”, concluiu o Pe. João Chaves.
Também o Pe. Tarcízio Morais enfatizou o empenho de todos para que tudo corresse da melhor forma: “Foi bom estarmos aqui: somos agora mais amigos! O espírito dos jogos levou-nos a viver intensamente o que isto significa na nossa vida: a capacidade do encontro, da alegria, do convívio são, da simpatia, do respeito, da entrega. Aprendemos a ganhar e a perder, a estar próximos uns dos outros, a ser solidários, a viver o desporto sem pressões, sem darmos palco ao que não interessa”, sublinhou.
Deixando um desafio a todos destacou: “Voltamos agora a casa. Voltamos ao dia a dia. Mas vamos mais ricos, mais fortes, mais capazes de enfrentar os desafios da vida. Voltamos com a capacidade de sonhar e de avançar no sonho. De sermos melhores pessoas, com a certeza de que há tanto para melhorar, mas que estamos no bom caminho”.
O momento mais aguardado da cerimónia de encerramento estava a chegar, e o Pe. Tarcízio Morais não hesitou em revelar que a próxima edição dos Jogos Nacionais Salesianos terá lugar nos Salesianos do Funchal. Seguiu-se a entrega da bandeira do Jogos Nacionais ao Pe. José Jorge, diretor dos Salesianos do Funchal.
Os XXVIII Jogos Nacionais Salesianos chegaram ao fim, mas a memória dos momentos de emoção, fair-play e alegria que aqui se viveram permanecerá para sempre na memória dos participantes.
A próxima edição dos Jogos Nacionais Salesianos está agendada para 2025 e terá lugar nos Salesianos dos Funchal.
Esperamos por todos!